terça-feira, 15 de maio de 2012

[014] Orelha de livro

Nunca havia escrito a orelha de um livro. Fui convidado pelo Foxx para escrever a orelha do seu livro que começará a ser vendido nessa sexta, "Espartanos". Vou colocar mais detalhes para a aquisição dele depois. Por enquanto, segue para vocês a minha escrita sobre a obra:

A vida daqueles meninos os condicionaria a se tornarem guerreiros de Esparta: Alceu, Iolau, Heleno e Clício deixam suas posições de crianças para traçarem sua trajetória rumo à glória de servir sua cidade, em seus ínfimos sete anos de idade. A realidade em que são expostos é agressiva, é intimidadora e implacável. Apenas os fortes sobrevivem para que haja “liberdade para os gregos!” e, cada um, a sua maneira, mostra sua força para driblar os perigos que aparecem – tanto perigos para sua imagem como cidadão de Esparta, quanto perigos que colocam suas próprias vidas em risco.
Ao passar dos anos, e com seus desenvolvimentos pessoais construindo suas posições sociais na realidade em que vivem, os meninos se tornam adolescentes e, após, homens. Novas personagens vão se inserindo na vida dos protagonistas e criam novas estruturas para situação que explode ao redor, a guerra entre Esparta e Atenas.
Escrito com fluidez, o romance é uma verdadeira arca de informações históricas. Arca essa, aberta em cada trejeito de fala das personagens e na facilidade com que o narrador coloca o leitor imerso na realidade que está propondo. A carga informativa da obra não impede que o leitor, já impregnado pela verdade descrita, se emocione e se surpreenda a cada novo fato narrado.
Transitando entre as diferentes visões dos jovens guerreiros, a narrativa problematizará diferentes valores sociais da Antiguidade Clássica com a visão de mundo contemporânea do leitor, debatendo assuntos que vão desde as possíveis políticas que existiam, relações familiares, amor, até as vestimentas, tudo dentro de uma descrição minuciosa e embebedada pelo homoerotismo.
A obra entretém, além de informar, e pode ser usada como ponto de partida para discussões mais amplas que ultrapassam a época em que há o desenrolar da história. É uma trama que avança além do que se propõe, uma resposta artística a História de ontem e hoje.
Gabriel Bruno Martins

4 comentários:

Paulo Roberto Figueiredo Braccini - Bratz disse...

Bacana! Vou ler a obra! Suas palavras estimulam a leitura ... Bjão querido

| D! disse...

Já Acompanhei bastante a história quando ela era escrita pro blog, Mais vamos comprar tbm né?

E o texto esta ÒTIMO! parabéns

Anônimo disse...

Alguém não atualizou o blog...

Unknown disse...

Gabriel, a sua orelha (rsrs) está muito bem narrada e estimula bastante o leitor. Você é mesmo especial. Um garoto lindo, inteligente e sensível. O Fox está orgulhoso, certamente.
Uns problemas no meu pc de casa me impediram de entrar com mais frequência no mundo virtual, mas foram resolvidos.
Bjaum e bom finde proc.